editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
FOREIGNER SUITE X J'EN AI MARRE X
THE SONGS I DIDN'T WRITE X VIVA LA VIDA X IF I COULD FLY

(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 004, de 15 de novembro de 2010.)

O guitarrista Joe Satriani acusou, judicialmente, a banda Coldplay por plágio alegando que a música VIVA LA VIDA é cópia “cuspida e escarrada” 1 de IF I COULD FLY, música que ele Satriani teria composto em 2004. A referida banda concordou que as músicas são parecidas, mas que não se trata de plágio...

No final de 2008 Joe Satriani ingressou com uma ação contra a banda Coldplay.

Contudo, em 14 de setembro de 2009, o Tribunal do Distrito Central da Califórnia não acatou as suas pretensões. Ao que tudo indica – e como sugere o website Justia – provavelmente ocorreu um acordo entre as partes litigantes2.

Quem comparar as duas músicas encontrará algo mais do que “inspiração”. Encontrará coincidências constrangedoras.

Acontece que não é apenas Joe Satriani que acusa o grupo inglês de plágio desta música. Andrew Hoepfner, da banda américo-nortista Creaky Boards afirma que VIVA LA VIDA é plágio de THE SONGS I DIDN’T WRITE (belo título para um plágio). Enfim...¿de quem o Coldplay teria copiado VIVA LA VIDA?

E eis que de repente me vejo escutando uma canção francesa, de Alizée nominada J’EN AI MARRE, de autoria de Mylène Farmer e Laurent Boutonnat.

Confunde-se com as anteriores mas guarda uma importante diferença: esta canção foi lançada pela Gravadora Polydor em 18 de março de 2003. Pouco depois houve uma versão desta música para o inglês (I’M FED UP), também gravada por Alizée. Logo, parecia que chegava à autoria de VIVA LA VIDA me deparo com Cat Stevens (ops..), digo Yusuf Islam, que conclama a autoria de tudo isto, alegando que se todos beberam em uma única fonte: THE FOREIGNER SUITE que ele lançou em 1973.

Sugiro que quem me lê veja um clip onde Andrew Wasson, no qual ele discute as similitudes entre os trabalhos de Cat Steven e Joe Satriani.

¿Será que acaba por aí? O Tempo dirá...

¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO


Post Scriptum.: Quando acabei de concluir estas linhas tomei conhecimento de mais duas canções bastante parecidas com as que aqui discuti: HEARTS, de Marty Balin e FRANCES LIMON de Enanitos Verdes. Mas me dou por satisfeito por aqui...

NOTAS
1 A CARA E O CUSPE
“Quando duas pessoas são muito parecidas fisicamente, é comum escutarmos que um é ‘cuspido e escarrado’ a cara do outro. A expressão resulta de uma corruptela dos termos ‘esculpido em carrara’. Como Pouca gente sabia o que era Carrara – mármore italiano usado em esculturas, como no ‘Davi’ de Michelangelo -, o povo reinventou o dito. Que perdeu todo o seu requinte, mas até hoje todo mundo entende” (cf. in REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL, ano 04, nº 41, fevereiro de 2009, página 86).

2 Cf. in http://news.justia.com/cases/featured/california/cacdce/2:2008cv07987/432491/.