editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
MULATA X O TEU CABELO NÃO NEGA
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 004, de 1º de dezembro de 2010.)

Certa feita Renato Vivacqua, um historiador da música popular brasileira que honra a proposta a que predispõe, nos alertou que “um dos maiores sucessos carnavalescos de todos os tempos, O TEU CABELO NÃO NEGA foi também pivô de uma briga danada. A marchinha se chamava MULATA e pertencia aos Irmãos Valença, de Pernambuco. Lamartine Babo cariocarizou-a e o Brasil tomou conhecimento da composição. Os pernambucanos, com razão, espernearam e só se acalmaram depois de por a mão numa nota firme” (confira).

Consoante os registros disponíveis, a história em questão começou em 1928 quando dois irmãos pernambucanos (Raul e João Valença) compuseram MULATA, uma canção que se tornou um ícone do carnaval do final do anos ’20 (do Século XX), naquele Estado.

Se MULATA fosse um câncer, certamente nos defrontaríamos com uma metástase sem par, vez que a música e sua empolgação extrapolaram para a Bahia e alcançaram outros Estados.

Devido a esse sucesso sem precedentes, naquela época e naquela região do País, estavam presentes as razões para MULATA ter sido enviada para o Rio de Janeiro, Capital da República, a Brasília daquela época (mas com mar e mar e mar e mar e mar...), para ser lançada na Região centro-oeste e sul do País.

Naquela oportunidade Lamartine Babo exercia um curioso cargo na RCA Victor: ele era um tipo de “arranjador melhorador” das composições que eram enviadas para aquela gravadora, com sede no Distrito Federal da época.

Em decorrência de seu cargo, com os seus “melhoramentos” Lalá transformou MULATA, de autoria dos irmãos pernambucanos Valença (Raul e João)em O TEU CABELO NÃO NEGA.

Que houve um burilamento em MULATA, é inegável. Mas daí a uma nova composição é um passo que nem o Gato de Botas consegue.

Creio ser mais prudente deixar a continuação da história em mãos mais prudentes (¿inteligência ou preguiça?). E, assim, por outra feita me socorro dos ensinamentos de Vivacqua, em seu ensaio PALPITES FELIZES NA INVENTIVA DO COMPOSITOR BRASILEIRO, onde a história é muito bem contada.
    DOIS ANOS DEPOIS, UM COMPOSITOR JÁ CONSAGRADO DESCOBRE A MULATA SERTANEJA E RESOLVE PINCELÁ-LA COM CORES CARIOCAS. LAMARTINE BABO, TRANSFORMANDO-A NO MAIOR SUCESSO CARNAVALESCO DE TODOS OS TEMPOS. O BURILAMENTO QUE DEU FEZ A MARCHINHA PEGAR COMO RASTILHO DE PÓLVORA NO CARNAVAL DE 32 E ACABOU MESMO DANDO EM EXPLOSÃO. OS IRMÃO VALENÇA (ASSIM SE ASSINAVAM OS PERNAMBUCANOS) COM RAZÃO ESPERNEARAM, REIVINDICANDO A PARCERIA, JÁ QUE SEUS NOMES TINHAM SIDO OMITIDOS. A RCA TENTOU ACALMÁ-LOS ENTREGANDO A CARLOS GALHARDO DOIS FREVOS DELES PARA GRAVAR. NÃO FICARAM SATISFEITOS E ACABARAM CONSEGUINDO RECEBER UMA INDENIZAÇÃO DE 40 CONTOS DE RÉIS, UMA NOTA! NOTA-SE QUE A BRONCA FOI PELA SONEGAÇÃO DOS NOMES POIS HOUVE CONSENSO PARA QUE PERMANECESSE A MEXIDINHA DE LAMARTINE. A ESPETACULAR INTRODUÇÃO QUE TANTO SACODE OS FOLIÕES, NÃO É DE LAMARTINE NEM DOS VALENÇAS E SIM DE PIXINGUINHA, QUE, COM SEU GÊNIO, AINDA VALORIZOU MAIS A MÚSICA.
Corroborando com suas idéias, Leonardo Dantas Silva, em ENSAIOS DE CARNAVAL, esclarece o seguinte:-
      O MAIS IMPORTANTE SUCESSO DO CARNAVAL BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS VEIO A SURGIR NO CARNAVAL DE 1932: UMA MARCHA PERNAMBUCANA, ESPECIALMENTE COMPOSTA PELOS IRMÃOS VALENÇA (JOÃO VICTOR E RAUL DO REGO VALENÇA), INSPIRADA EM MOTIVOS REGIONAIS, FOI MANDADA PARA RCA VICTOR DO RIO DE JANEIRO COM O TÍTULO ORIGINAL DE "MULATA". GRAVADA EM 21 DE DEZEMBRO DE 1931, COM UMA NOVA INTRODUÇÃO ORQUESTRAL E SEUS VERSOS ORIGINAIS MODIFICADOS, VEIO RECEBER O TÍTULO DE "TEU CABELO NÃO NEGA", ACRESCIDO DE "MOTIVOS DO NORTE - ARR. DE LAMARTINE BABO COM O GRUPO DA VELHA GUARDA"1, SEM QUALQUER MENÇÃO AOS SEUS VERDADEIROS AUTORES. A GRAVAÇÃO DE N.º 33514-B TEVE COMO INTÉRPRETE O CANTOR, MAIS TARDE HUMORISTA, CASTRO BARBOSA. OS IRMÃOS VALENÇA LEVARAM O PLÁGIO AOS TRIBUNAIS E A RCA VICTOR, BEM COMO A EDITORA IRMÃOS VITALE S.A, FORAM CONDENADAS A INCLUIR O NOME DOS DOIS PERNAMBUCANOS EM TODOS OS SELOS E EDIÇÕES QUE SE SEGUIRAM. - A VERSÃO ORIGINAL DE "MULATA", BEM DIFERENTE DA QUE LAMARTINE BABO COMPÔS, HOJE CONHECIDA DE TODOS OS FOLIÕES DO BRASIL, SÓ VEIO APARECER DE FORMA PARCIAL NO DISCO "CARNAVALENÇA - CARNAVAL DOS IRMÃOS VALENÇA"(ROZENBLINT - LP 900100), PRODUZIDO PELO AUTOR DESTAS NOTAS PARA A FÁBRICA ROZENBLIT EM 1976, TENDO COMO INTÉRPRETES O CANTOR EXPEDITO BARACHO, ORQUESTRA E CORO SOB A DIREÇÃO DE NELSON FERREIRA. Em sua defesa, Lalá alegou que teria APENAS se aproveitado do estribilho e seis compassos da canção...

      Contudo, quando da instrução do processo, restou positivado que Lalá valeu-se praticamente da melodia em sua integridade, maquiando alguns poucos compassos

      Conclusão: os irmãos venceram o processo e, como consequência receberam a metade dos direitos autorais relativamente à música e a inclusão de seus nomes nas futuras edições. Bom acordo para o Lalá.

      Além disso, quando o processo em questão foi para o Supremo Tribunal, ele ironizou o julgamento com uma canção chamada A MELHOR DAS TRÊS e, de certo modo criou escola para futuros plagiadores, dentre os quais que compôs THIS SONG, ironizando o processo onde foi condenado por plagiar HE’S SO FINE para “criar” MY SWEET LORD.



      ¡Saudações!




      AMARO MORAES E SILVA NETO




      NOTAS
      1 Dentre os que faziam parte do grupo Velha Guarda se encontram e Dunga, aquele que gravou, em 1917, o primeiro samba brasileiro – e que gerou o primeiro processo envolvendo plágio e o som gravado.