editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
STEWBALL X HAPPY XMAS
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 001, de 1º de outubro de 2010.)

Segundo as lendas urbanas, John Lennon “teria composto” HAPPY XMAS 1 na época em que os américo-nortistas levavam seu american way of death para o Vietnam - qual seja, na virada dos anos sessenta para os setenta, do sepulto Século XX, quando era permitido se acampar na frente da Casa Branca.

Apesar de ter sido gravada em outubro de 1971, somente treze meses depois, em 25 de novembro de 1972, foi apresentado aos ilhados da Europa 2

Tornou-se um de seus maiores sucessos.

Esta clássica gravação de Lennon teria sido realizada nos estúdios da Record Plant, em Nova Iorque (EUAN), sob a direção do produtor Phil Spector (um colecionador de perucas mais fanático que Elton John, hoje preso por pedofilia) e teve como participação especial o coral de crianças do Harlem Community Choir.

No entanto a melodia desta música não é de autoria nem de John, nem de Yoko, a par de a eles sempre ter sido atribuída a autoria, inclusive pelo trio do Tenores (Pavarotti, Domingo e Carreras) que a gravou em Viena, em dezembro de 1999.

Ao que tudo indica, o STEWBALL verdadeiro teve seu nascimento na Inglaterra (talvez na Irlanda), onde era conhecido por SKEWBALL .

Foi levado para a América nortista pelos “viajantes” dos navios negreiros da Inglaterra.

Na versão américo-nortista, tanto a melodia como a letra sofreram sensíveis mudanças até se popularizarem, num só corpo, através do STEWBALL DE LEADBELLY(1888/1949) 3, no começo do Século XX.

Já o STEWBALL DE WOODY GUTHRIE, gravado em 1941, é diverso do gravado por Leadbelly.

Após diversas outras mutações, STEWBALL tomou a forma como hoje é conhecida - qual seja: totalmente diferente da original e que comanda desde então o nosso imaginário coletivo.

E isto tudo se deveu a um encontro de Robert Yellin, John Herald e Ralph Rinzler (os membros originais dos Greenbriar Boys), em 1958, ocaião em que compuseram a CONSAGRADORA VERSÃO MUSICAL DE STEWBALL, conhecida nos anos ’70 do já ido Século em todos os cantos do Planeta.

Deste modo, consoante a legislação américo-nortista, trata-se de criação, o que é passível de proteção autoral.

Cantoras e cantores e grupos de rock de peso gravaram o STEWBALL de autoria dos Greenbriar Boys, dentre os quais se destacam Peter, Paul & Mary (1963), Joan Baez (1964) e The Hollies (1966).

Uma vez que John Lennon não fez qualquer alteração na música (cujos direitos autorais são de Robert Yellin, John Herald e Ralph Rinzler), só resta uma conclusão: tecnicamente nos defrontamos com um plágio.

Porém nesta cópia musical John Lennon não se deu mal - ao contrário do que aconteceu quando copiou YOU CAN'T CATCH ME do Chuck Berry, música originalmente gravada em 1956. Em razão deste atrevimento, para evitar uma condenação judicial, Lennon concordou em gravar duas músicas do inventor do rock’n’roll em seu álbum Rock’n’Roll (1975) e mais uma do catálogo daquele que detinha os direitos autorais da obra de Chuck Berry.

Outros plágios são imputados a Lennon, mas na maior parte das vezes ocorreram coincidências melódicas ou frases musicais que, definitivamente, não podem ser consideradas como plágio.

John Lennon foi muitíssimo e muitíssimo mais copiado do que copiou, mas... verdade seja dita: HAPPY XMAS é um inequívoco e descarado plágio musical do STEWBALL dos Greenbriars Boys.


¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO






01 HAPPY XMAS não se confunde com Happy Xmas Ditty, gravada no final dos ’60 do Século XX, um ensaio caseiro onde Lennon se acompanhava ao piano e dividia o vocal com sua eterna musa, Yoko Ono.

02 Dois meses depois do lançamento do album New York City, na América nortista.

03 Leadbelly é a maior lenda dos blues.





























































Contador GRÁTIS
Pet Shops