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SWEET LITTLE 16TH X SURFIN’ U.S.A.
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 004, de 15 de novembro de 2010.)

The Beach Boys foram um grupo musical américo-nortista, O foco desta banda era a comunidade dos surfistas (ou pelo menos o foi até o lançamento de SURFIN’ U.S.A., em março de 1963).

formado em 1961. no Estado da Califórnia. Seus membros originais eram os irmãos Brian, Carl e Dennis Wilson, seu primo Mike Love e Alan Jardine (o único que não era da família). Por quatro vezes conquistaram o lugar do compacto mais vendido de seu País - bem como incontáveis foram os seus sucessos.

Incontáveis também foram as mudanças dos membros da banda e da linha musical a seguir. E, como em todas grandes bandas, ocorreram mortes trágicas, contendas judiciais e separação dos amigos.

Acontece que, anteriormente à gravação deste sucesso dos Beach Boys, em 1958, um simpático marginal chamado Chuck Berry havia composto uma música chamada SWEET LITTLE 16TH.

Tanto em SWEET LITTLE 16th como em SURFIN’ U.S.A., as notas são as mesmas, os acordes são os mesmos, os vocais são os mesmos e a harmonia é a mesma. MAS A LETRA É DIFERENTE, arguirão os fãs dos Beach Boys. E é mesmo, SÓ QUE A MÚSICA CONTINUA IGUAL, COM TODAS AS SUTILEZAS QUE PERMITEM A SUA VARIAÇÃO.

Existem diversas versões a explicar como os Beach Boys se safaram desta. Uma – a mais plausível – diz que grupo teria feito um acerto autoral com Chuck Berry para que não adviessem mais vergonhas, amolações e perda de prestígio.

Certamente teve vez um conluio entre Chuck Berry e os meninos surfistas. Afinal... ¿por que alguns “vinis” (“compactos” e “longplays”) estampam como autor Chuck Berry e em outros o pessoal dos Beach Boys?

E plagiar Chuck Berry não bastou aos Beach Boys. Para a introdução da música plagiada resolveram adicionar o solo inicial de MOVIN 'N' GROOVIN de Duane Eddy, de 1958.

Enfim, SURFIN’ U.S.A. ¿é uma versão, uma inspiração, uma paráfrase, um plágio, um duplo plágio ou uma cópia barata?

¡A decisão é sua!

¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO