editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
VLTAVA (O MOLDAVA) X HATIKVA (O HINO NACIONAL DE ISRAEL)
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 003, de 1º de novembro de 2010.)

Bedrich Smetana foi um compositor da Tchecslováquia nascido em 12 de
março de 1824 e morto em 12 de maio de 1884. É considerado o pai da escola musical tcheca e, inequivocamente, o guru de Devorak (um discípulo de Brahms).

A par da oposição da família, estudou violino e piano desde criança e, como consequência, acabou optando – e com imenso sucesso – pela carreira que o consagrou. Por volta de 1848 foi incentivado por Franz Liszt a criar sua própria escola musical.

Aos cinquenta anos, devido à sífilis (decorrente de sua vida devassa) e ao stress (decorrente da morte de sua filha de quatro anos - em 1855 – e nove meses depois a de seu filho), ficou totalmente surdo 1.

Nos dez anos que se seguiram até a sua morte, ele compos inúmeras obras dentre as quais uma que é suporte para MINHA PÁTRIA (MÁ VLAST), de cuja obra uma música é mundialmente conhecida: o MOLDAVA (VLTAVA), em sol maior, composto em 1874.

Consumiu seus últimos dias num manicômio.

Passados alguns anos, em 1882, um homem de bom ouvido musical mas surdo quanto à moralidade, COPIOU o VLTAVA, integralmente. Refiro-me a Samuel Cohen, colono de Rishon le Tzion que “musicou” o poema Tikavatenu, do poeta polonês Naftali Herz Imber, inspirado e dedicado à fundação da colônia sionista Petach Tikvá (A Porta da Esperança).

Aos depois de algumas alterações no poema de Imber, surgiu o HATIKVA, (que, em português, significa A Esperança), também conhecido como Hatikvah, Hatikva e ha-tikvá, acabou sendo adotado como hino do movimento sionista.

Por fim, em 14 de maio de 1948, esta canção foi oficializada como hino nacional de Israel, legalizando-se, deste modo, o plágio perpetrado.


¡Saudações!


AMARO MORAES E SILVA NETO








01 Smetana é, juntamente com Ludwig van Beethoven e Fauré, um dos compositores que escreveu música em estado de total surdez.