editorial
atas notariais
direito do consumidor
biografias
plágios
plágios
por autores
por executantes
por título
plágios
spam
Direito & Internet
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Divulgação
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
Direito & Internet
página principal
YOU CAN'T CATCH ME X COME TOGETHER
(Amaro Moraes e Silva Neto)

(Edição nº 001, de 1º de outubro de 2010.)

John Lennon “compos” COME TOGETHER, originalmente, para a campanha de Timothy Leary ao governo do Estado da Califórnia (EUAN). No entanto Leary foi obrigado a desistir de suas pretensões ao depois de ter sido preso por portar um baseado – e assim foram abertas as portas para a vitória de Ronald Reagan.

Até aí, tudo bem...

Acontece que, em dezembro de 1956, Chuck Berry havia lançado YOU CAN'T CATCH ME no filme Rock, Rock,Rock. E YOU CAN'T CATCH ME é a base de COME TOGHEHER , como bem o sabiam os Beatles, de acordo com Paul McCartney. Transcrevo:-

QUANDO ELE [REFERINDO-SE A LENNON] A TROUXE PELA PRIMEIRA VEZ, ERA UMA MUSIQUINHA BEM ANIMADA E EU LHE DISSE QUE SE PARECIA BASTANTE COM YOU CAN'T CATCH ME, DE CHUCK BERRY. JOHN RECONHECEU QUE PARECIA MESMO E EU DISSE: “BEM... FAÇA ALGUMA COISA PARA MUDAR ISSO”. SUGERI QUE TENTÁSSEMOS DESACELERAR O RITMO - O QUE FIZEMOS 1.

Só que o plágio perpetrado não deu certo e, devido a este “deslize”, Maurice Levy, detentor dos direitos autorais de diversas músicas de Chuck Berry (entre as quais YOU CAN'T CATCH ME) levou a questão à Justiça.

Através de um acordo extrajudicial, John Lennon se comprometeu a gravar três músicas do catálogo de Maurice Levy, dentre as quais YOU CAN'T CATCH ME. (que ele plagiara) e SWEET LITTLE SIXTEEN (que os Beach Boys transformaram em SURFIN’ U.S.A., outro deslavado plágio).

Aliás, entre tantos outros, Chuck Berry influenciou, além dos Beatles, os Animals e os Rolings Stones, os quais gravaram suas músicas.

Certa feita Keith Richards confessou que copiou de Chuk Berry “todos os acordes que ele já tocou"!

Em dezembro de 2000, ao premiar Chuck Berry com o Kennedy Center Honors Award, Bill Clinton, o então Presidente américo-nortista, referiu-se a ele como "um dos músicos mais influentes do Século XX”.

E é verdade.

A prova incontestável de sua genialidade é que, ao contrário de outros astros da música, Berry nunca precisou levar uma entourage em suas excursões. E a razão é simples: bastava-lhe sua guitarra Gibson pois, em todo lugar que se apresentasse sempre poderia contratar uma banda qualquer, já que todos conheciam as suas canções. E não eram bandas quaisquer as que se disupunham a acompanhá-lo.

Ele cantou com John Lennon 2 e Etta James 3 tocou com Eric Clapton 4 e foi executado pelos Beatles (ROLL OVER BEETHOVEN e ROCK & ROLL MUSIC). Foi acompanhado pelos mais importantes músicos de seu Tempo.

Foi ele quem inventou o rock’n’roll quando gravou MAYBELLENE, em 1955.

Misturando blues, folclore e versos sobre garotas e carros – e uma nova ginga que foi aproveitada por Elvis e massificada por Michael Jackson –, ele reinventou a música pop como hoje a conhecemos.

¡Saudações!

AMARO MORAES E SILVA NETO
(primavera, MMIX)
01 Cf. na biografia oficial de Paul McCartney, Many Years from Now, Vintage; 1998, ISBN-13: 978-0749386580.

02 Cf. in http://www.youtube.com/watch?v=45V1Q_C2Wpc

03 Cf. n http://www.youtube.com/watch?v=8Z2wuVp00-o

04 Cf. in http://www.youtube.com/watch?v=Sz7IaPZBiag